Benefícios para sua empresa com o drawback integrado

Quem busca otimizar os trabalhos das rotinas de comércio exterior, sabe como o Drawback Integrado é valioso, onde no final o gestor tem em suas mãos uma melhor otimização de recursos e resultados, o que favorecer a cadeia produtiva, que começa desde a fabricação de itens até a exportação da mercadoria.

Com maior competitividade, os benefícios para sua empresa com o Drawback Integrado se tornam cada vez mais visível, favorecendo o crescimento da marca em um mercado tão competitivo.

Mas, para que isso funcione de forma plena, é importante um entendimento maior do que é o Drawback Integrado e como ele pode ser adicionado a sua empresa, favorecendo as possíveis dificuldades e complexidade do mercado internacional.

Saiba o que é Drawback Integrado

O Drawback Integrado é um regime aduaneiro criado com a finalidade de reduzir os custos de fabricação por meio da suspensão e/ou da isenção de tributos que incidem sobre a matéria-prima.

Criada em 2016 pelo Governo Federal, a partir do Decreto Lei nº 37/66, o Drawback Integrado favorecer o país, sendo excelente para o empreendedor, que alavanca seus ganhos ao expandir mercados, ficando isento do pagamento de:

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto de Importação (II);
  • Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Benefícios do Drawback integrado

Agora que você já conhece como funciona o Drawback Integrado, chegou a hora de entender quais as vantagens desse regime para o seu negócio no mercado exterior.

Custos reduzidos

Toda empresa busca reduzir custos e isso não é diferente com quem atua no comércio exterior. Assim, quanto menor for os gastos com a operação realizada, mais volumosos tendem a ser os retornos financeiros para a empresa.

Neste processo, o Drawback Integrado tem a função de garantir a desoneração de impostos embutidos no custo dos insumos utilizados em mercadorias de exportação.

Menos pagamentos de tributos

Um dos maiores benefícios do Drawback Integrado é isenção e a suspensão de impostos pesados, como IPI, PIS e COFINS. Ou seja, o que seria gasto com o pagamento dessas taxas podem ser usados em outras áreas da empresa, até mesmo para a modernização dos serviços, treinamento de funcionários ou outros processos que possam ajudar no crescimento da empresa.

Lembre-se que, para que o Drawback Integrado seja realmente vantajoso, é importante ter conhecimento de todas as métricas, onde a empresa não precisa escolher apenas uma modalidade.

Neste caso, fica a disposição solicitar o Drawback de isenção e o de suspensão, sempre criando boas estratégias de uso, com o uso de diferentes modalidades simultaneamente como forma de backup uma da outra, onde o gestor tem total poder sobre os processos, com a finalidade de evitar falhas de gestão de comprovações (modalidade suspensão) e penalizações legais, que poderiam prejudicar a empresa no comércio exterior, até mesmo com consequências irreversíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *