Ter o seu produto exportado é o sonho de muitas empresas que buscam alcançar outros mercados e patamares ainda maiores quando o assunto é expansão nas vendas. E dentre os benefícios de exportar, destaque para a participação em um segmento cada vez mais em alta.
Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), cada vez mais as empresas estão aderindo ao processo de exportação, onde nos últimos anos o número só vem aumentando, beneficiando também o país.
Entretanto, para colher os benefícios de exportar, antes é preciso entender quais os dois processos a empresa pode ser enquadra, sempre levando em consideração o perfil da empresa e da necessidade de mercado. Quer saber mais? Veja abaixo
Como funciona a exportação direta
Como falamos, antes de você saber quais os benefícios de exportar, é bom entender como funciona cada tipo de exportação.
Vamos começar pela exportação direta, onde a própria empresa é responsável por todo o procedimento, que começa desde a fabricação do produto até a captação e negociação dos clientes estrangeiros, registros junto à Receita Federal e despacho da mercadoria para o país importador.
Para esse tipo de exportação é recomendado a contratação de uma empresa, chamada de Traders, que fazem essa intermediação com o cliente visto alguns processos burocráticos exigidos.
Conheça a exportar indireta
A outra é a exportação indireta, onde a empresa participa apenas da fabricação do produto e todo o resto da negociação e envio das mercadorias é feita por uma empresa estabelecida no Brasil, conhecida como Comercial Exportadora, que compra a mercadoria da fabricante para exportar, ficando ela responsável pela captação de clientes externos e diminuição dos riscos.
Benefícios de exportar
Agora que você já conhece os dois processos de exportação, chegou a hora de entender os benefícios de exportar.
1. Redução de impostos
Com a finalidade de ter produtos fabricados nacionalmente mais competitivos no mercado internacional, o governo libera uma redução de alguns impostos, normalmente, cobrados para a comercialização interna, isentando a empresa de IPI, ICMS, Cofins, PIS e IOF.
2. Variedade de mercado
Quando você amplia os olhares da sua empresa para outros mercados, sua marca se torna mais competitiva e consegue variar no tipo de trabalho que está sendo feito. Com mais competividade, comercializar os produtos para clientes estrangeiros é uma vantagem da exportação que mais atrai novos empresários.
3. Melhora a qualidade do produto
Se a você escolheu exportar de forma direta ou indireta, é importante entender que para ter sucesso internacionalmente é necessário oferecer qualidade e produto diferenciado do que o mercado já tem.
Ou seja, quando a empresa começa a exportar, ela se valoriza ainda mais e deixa de fazer o mesmo, oferecendo diferenciais e desenvolvendo um produto mais competitivo, o que fortalece, diretamente, a presença e rentabilidade deste no mercado interno também.
4. Modernização
Assim, para melhorar a qualidade do produto que vai ser enviado para o exterior, é necessária uma modernização de equipamentos, fornecer treinamento aos funcionários e adquirir conhecimento das principais tendências do que o mercado exportador está buscando.